Os Chacras e os Asanas: Manipura

Actualizado: 4 de jun de 2020


Manipura está associado ao fogo e se apresenta como uma joia brilhante e luminescente no centro do corpo. É o centro energético que governa a digestão e os órgãos, além de influenciar o sistema nervoso e imunológico. Este chacra Representa nossa capacidade de digerir e assimilar tudo, inclusive os pensamentos. Por isso, ele é fundamental no que tange nossa saúde física e mental.

O senhor desse chacra, Rudra, um aspecto de Shiva que causa destruição e doença, nos impele a organizar nossos pensamentos e experiências, de modo a decidir o que deve ser queimado e jogado fora e o que deve permanecer. A Deusa que o governa, Lakini Shakti, uma forma benévola da destruidora Kali, nos impele a nos concentrarmos naquilo que é necessário para atingirmos nossos objetivos e aspirações. Seu elemento é o fogo, que segundo as teorias hindus é o responsável pela digestão através do aquecimento, queimando o alimento para que ele se transforme em energia vital.

Esse centro energético em equilíbrio nos carrega com a força e a coragem necessárias para agirmos no mundo. No nível psicológico, é o centro do nosso poder pessoal, onde reside a chave para encontrarmos equilíbrio e decidirmos como cumpriremos nosso Dharma, nosso propósito de vida, ao invés de apenas reproduzirmos os karmas das nossas experiências passadas.

Este chacra envolve os planos do Karma (o passado), do Dharma (o grande propósito) e o plano celestial. Pessoas com personalidade Manipura tendem a focar no passado, são temperamentais, mas também determinados em seus objetivos; são capazes de abraçar as melhores oportunidades e assim o como carneiro, visam o topo da montanha. Contudo, como possuem a necessidade de serem reconhecidos e almejam sempre o sucesso, o maior desafio para eles é aprender a controlar do ego.

Buscar equilíbrio para este chacra significa revitalizar, procurando avivar as chamas do nosso fogo interno, movimentando a energia para dentro do seu âmago. É o centro energético da disciplina, do poder pessoal e força de vontade, e as posturas que beneficiam este chacra devem motivar o estudante a reencontrar coragem e motivação.

  • SURYANAMASKAR (Saudação ao Sol);

  • Posturas fortalecedoras do abdômen ( NAVÁSANA, ARDHA NAVÁSANA e URDHVA PRASARITA PADÁSANA);

  • As posturas de torsões em geral como PARIVRTTA TRIKONASANA;

  • Posturas em pé como VIRABHADRASÁNA;

  • Agentes sedativos como retroflexões passivas e restauradoras, visando resfriar o fogo interno (excesso no terceiro chacra)

* Ler post anteriores relacionados : Yoga Energético: Chacras, Os Chacras e os asanas: Muladhara e Os Chacras e os Asanas: Svadhistana

Workshop de Yoga Chakras

#yoga #aulasdeyoga #chakras #manipura #yogaenergetico

22 vistas0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo