Parto Ativo, de Janet Balaskas

Actualizado: 4 de oct de 2020


Nos dias 29 e 30 de junho de 2019, o Espacio de Terapias tem a honra de trazer a Barcelona Janet Balaskas com o Workshop de Parto Ativo, onde ela compartilhará sobre as evidências mais recentes, informações específicas sobre a fisiologia do parto e como pôr em prática os princípios do Parto Ativo através de técnicas inspiradoras.

Janet Balaskas tem mais de 30 anos de experiência em atendimento a grávidas. Tornou-se mestre nesta arte delicada, tendo ensinado milhares de mulheres, treinado e inspirado profissionais em diversos países. O seu trabalho é impregnado de sabedoria e calor humano únicos.Idealizadora de uma nova abordagem do parto natural, Janet Balaskas criou o conceito do Parto Ativo (“Active Birth”) que revolucionou o cenário do parto desde a década de 80. A sua voz vem influenciando mudanças nas práticas das maternidades no Reino Unido e em muitas outras partes do mundo.

Segundo Janet, o conceito de Parto Ativo não é novo: “é simplesmente uma maneira de descrever como as mulheres em todo o mundo sempre se comportaram durante o parto e nascimento ao longo da história - Janet Balaskas "New Active Birth"O movimento Parto Ativo evoluiu à medida que nossa compreensão dos intrincados processos de nascimento se aprimoraram. Porém, três ideias estão presentes desde o início: incentivar as mães a usarem posições instintivas de parto natural; estimular respostas hormonais naturais durante o trabalho de parto; empoderar as mulheres para que possam decidir sua forma de parir.

O que é o parto ativo?

• Uma maneira de preparar corpo e mente para ativar nosso potencial natural para dar à luz fisiologicamente;

• Celebração da milagrosa liberação dos processos hormonais que regulam a gravidez e o parto;

• Uma filosofia e um movimento global que possibilitou às mulheres escolherem como e onde dão a luz ao seus bebês por mais de três décadas.

As ideias inovadoras de Janet Balaskas foram divulgadas mundialmente, inspirando famílias, educadores perinatais, professores de yoga, parteiras e doulas.

Actualmente, ela atende em Londres – UK, onde fundou o Centro de Parto Activo (Active Birth Centre).

Importância do Parto Ativo segunda Janet Balaskas

“Há ainda muito trabalho a ser feito para mudar o que acontece diariamente nas salas de parto para ‘normalizar' o nascimento. Isto inclui respeitar as mulheres e as suas escolhas, reduzir o uso de rotinas medicalizadas desnecessárias e, garantir na retaguarda uma assistência obstétrica baseadas em evidências e boas práticas.

São muitos os países a trabalhar nesta direção. Podemos sonhar com os resultados que o esforço conjunto de ensinar os princípios e recursos do Parto Activo para as mulheres e os profissionais poderiam trazer. Tenho a sensação que existe um terreno fértil para ver isto acontecer.

No Reino Unido, as mudanças não aconteceram de um dia para o outro. Pelo contrário, foram fruto de três décadas de esforços concertados de um grande número de pessoas, desde ativistas do parto, grupos de apoio e, em particular, profissionais treinados para dar workshops de Parto Activo para as famílias.

O desejo das mulheres por um parto ativo vem tendo um papel fundamental para a mudança. Tenho esperança que mudanças similares possam acontecer em outros países, onde sei que há um interesse notório das mulheres, dos profissionais e dos governso em mudar os paradigmas da assistência ao parto e nascimento."

Os benefícios comparativos do parto ativo

Posições Verticais, Cócoras, de pé, de joelhos

- Atuação eficiente da gravidade.

- O peso da cabeça e do corpo do bebê fazem pressão por igual e vinda de cima sobre o colo do útero, o que resulta em uma dilatação mais rápida.

- O útero pende para frente durante as contrações Quando a mãe inclina...

Manifesto do Parto Ativo

Todos os partos vividos em liberdade e sem inibições são acompanhados de uma importante movimentação da mulher: ela caminha, fica em pé, de cócoras, de joelhos, deitada, e se movimenta-se livremente para encontrar as posições mais apropriadas e confortáveis. Não se pode designar uma posição...

A quem se destina

Profissionais da assistência a gestação, parto e pós-parto (doulas, educadoras perinatais, parteiras, obstetras, enfermeiras, médicos, professores de yoga, pilates, educação física, fisioterapeutas, osteopatas, massoterapeutas, psicólogos, e demais profissionais).

Voltaremos em breve com todas as informações sobre o workshop!

Adaptado do original por Gabriela Nanni


Clases de yoga embarazo y postparto en Poblenou y Poble-sec y clases online


5 vistas0 comentarios